News
2 de dezembro de 2022

Covid-19 - Veja como se prevenir contra a nova onda

Os casos de Covid-19 no Brasil e no mundo voltaram a aumentar e especialistas orientam sobre as formas de prevenção.

Covid-19: Veja como se prevenir contra a nova onda

Com o surgimento das novas subvariantes Ômicron, BQ.1 e XBB, mais transmissíveis, os casos de Covid-19 no Brasil e no mundo voltaram a aumentar e especialistas orientam sobre as formas de prevenção.

Além de tomar todas as doses da vacina, complementando o esquema vacinal, especialistas recomendam que a população reforce os cuidados contra a Covid mantendo a higienização das mãos, com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Outra recomendação é o uso de máscaras e locais fechados, principalmente entre a população mais vulnerável, e o isolamento por sete dias das pessoas com diagnóstico confirmado.

Quais são os sintomas preponderantes da BQ.1?

Os sintomas se assemelham aos apresentados pela subvariante Ômicron, parecidos com os da gripe e do resfriado comum, como o surgimento de coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre.

Esses sintomas podem ser combinados ou aparecer de forma isolada, dependendo da gravidade do caso. Especialistas recomendam que pessoas sintomáticas façam o teste de Covid-19 para que possam tomar as medidas corretas de isolamento e iniciarem o tratamento.

Desta forma, o paciente pode tratar a doença de forma que não evolua para quadros clínicos graves. Além disso, ao seguir o protocolo de uso de máscara, não coloca outras pessoas em risco de contaminação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de reinfecção (pegar novamente a doença) pode ser maior com BQ.1 e XBB, que são diferentes do original.

As vacinas atuais permanecem efetivas na prevenção contra a Covid-19 e desfechos clínicos graves, incluindo hospitalização e morte.

É preciso tomar dose de reforço da vacina?

Quem já tomou as duas doses da imunização ou uma única dose da vacina já tem proteção mínima contra casos graves e internações por conta da infecção pelas novas variantes. No entanto, é indicado manter a vacinação em dia, tomando as doses de reforço para aumentar ainda mais a proteção.

 

Sempre tem uma farmácia
de manipulação perto de você