Manipulados para pets são só benefícios
Respeitar a individualidade dos animais pode gerar melhor adesão aos tratamentos.
Eficientes na hora de facilitar a adesão ao tratamento medicamentoso e nutricional dos animais, os produtos manipulados veterinários revolucionam a forma de inserir os remédios na rotina dos pets.
Produzidos com a dosagem ideal, o processo magistral considera características individuais, como idade, peso e espécie do animal, destacando sabores e formas que ajudam e contribuem para uma melhor experiência.
O Brasil é o segundo maior mercado de produtos veterinários do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, o que facilitou a adesão aos tratamentos individualizados, além de garantir a especialização de profissionais e o estudo intensificado para a produção de medicamentos individuais.
As atividades do profissional responsável pela manipulação farmacêutica veterinária impactam no processo de elaboração dos produtos direcionados aos animais, possibilitando a atuação direta no desenvolvimento de produtos manipulados medicamentosos, nutricionais, de higiene e cosméticos, mediante atendimento da prescrição do veterinário.
Produtos manipulados para humanos X para animais: entenda as diferenças.
Entre as características mais importantes, evidenciamos a diferença entre os órgãos fiscalizadores. Enquanto os produtos veterinários seguem normas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a produção de manipulados humanos deve obedecer às regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Portanto, farmácias que possuem interesse em atender prescrições de uso veterinário devem ser cadastradas e seguir as regulamentações do respectivo órgão fiscalizador.
Compreender que cada espécie animal possui necessidades diferentes e precisa de cuidados diversificados é o primeiro passo para entender a farmácia de manipulação veterinária como revolucionária. Uma das características marcantes é que alguns medicamentos podem ser usados em diferentes espécies, desde que a dosagem e o tempo de tratamento sejam estudados e aplicados correta e individualmente.
Em contrapartida, os medicamentos humanos podem afetar negativamente a saúde dos bichinhos, podendo ser até letais.
Os sistemas fisiológicos dos animais são diferentes do humano e, por isso, as alterações farmacológicas e farmacocinéticas de absorção e, principalmente, metabolização, são diferenciadas, o que torna o uso de determinados fármacos (utilizados em humanos) tóxicos para os animais.
Por isso, é muito importante que o farmacêutico veterinário estude e se especialize sobre os animais, além de trabalhar em conjunto e obter mais informações com o médico veterinário.
Produtos da farmácia de manipulação veterinária
Dentre um dos principais diferenciais da farmácia de manipulação veterinária, destaca-se a sua versatilidade e a apresentação original em diversos produtos, com formas farmacêuticas diferenciadas, sabores e vantagens diversas.
Assim, é possível veicular fármacos ou suplementos nutracêuticos em formas farmacêuticas como cápsulas, biscoitos, preparações orais liquidas, pastas veterinárias, pastilhas de uso oral, shampoos, géis, loções, lenços umedecidos e soluções em spray de uso tópico.
Acreditamos na humanização que envolve todo o processo da farmácia de manipulação, e com a área veterinária não poderia ser diferente.
Dê preferência ao estudo que respeita a individualidade também do seu pet!
Encontre a farmácia de manipulação mais perto de você!
Referências:
- Existe diferença entre farmácia de manipulação humana e veterinária. Consulta em: https://www.onlyvet.com.br/2021/05/01/existe-diferenc%CC%A7a-entre-farmacia-de-manipulac%CC%A7a%CC%83o-humana-e-veterinaria/
- Vantagens e importância da manipulação veterinária. Consulta em: https://mppharma.com.br/vantagens-importancia-manipulacao-veterinaria/
- Brasil torna-se o segundo maior mercado de produtos pet: Consulta em: https://forbes.com.br/principal/2020/08/brasil-torna-se-o-segundo-maior-mercado-de-produtos-pet/
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta em: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/agencia-nacional-de-vigilancia-sanitaria