Saúde
29 de dezembro de 2023

O papel essencial do protetor solar no combate ao melasma

Descubra como prevenir manchas de sol fazendo a aplicação correta dos seus produtos de skincare.

O papel essencial do protetor solar no combate ao melasma

A busca pela pele perfeita é uma jornada que começa com um passo simples, mas crucial: a aplicação diária do protetor solar facial.

Longe de ser apenas um item opcional, é um escudo protetor contra os raios UV prejudiciais que podem causar danos à pele. Principalmente durante o verão, quando a exposição solar é intensa, seu uso é ainda mais necessário para prevenir o envelhecimento precoce, as manchas e, em especial, o melasma.

Caracterizado pelo surgimento de manchas escuras na pele, muitas vezes associadas à exposição solar, o melasma deve ser uma preocupação frequente. O protetor solar facial desempenha um papel fundamental na prevenção e no controle das manchas, protegendo a pele da pigmentação irregular causada pelos raios UV.

A ordem de aplicação dos produtos na rotina de skincare é crucial para maximizar seus benefícios. Segundo especialistas, o protetor solar facial deve ser o último passo antes da maquiagem[TM1] , sendo aplicado após hidratantes e séruns. Essa camada final cria uma barreira eficaz contra os raios UV, permitindo, ainda, que os outros produtos sejam absorvidos adequadamente.

O segredo da pele bonita e saudável é muito simples: a aplicação regular do protetor solar facial é essencial para colher benefícios a longo prazo! Reaplique-o a cada duas horas, especialmente em dias ensolarados ou após nadar ou se molhar.

Cada pele é única, e suas necessidades também o são. A manipulação de protetores solares faciais considera características como tipo de pele, sensibilidade e necessidades específicas. Se sua pele é propensa à oleosidade, por exemplo, um protetor solar facial com formulação leve e livre de óleo pode atender a essas necessidades e proporcionar um verão ainda mais gostoso e saudável!

Confira outros conteúdos do Saúde Individualizada sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida e encontre a farmácia mais próxima de você!

Referências:

Qual é a ordem certa para aplicar os dermocosméticos na pele? Dermatologista explica o passo a passo. Dermaclub. 2018. Disponível em: https://www.dermaclub.com.br/blog/como-montar-uma-rotina-de-skincare/qual-e-a-ordem-certa-para-aplicar-os-dermocosmeticos-na-pele-dermatologista-explica-o-passo-a-passo_a7696.html?gclid=CjwKCAiAx_GqBhBQEiwAlDNAZnvGHfag665zwhDIVGKJ_RRWL5Gtq1mcUZpCyerfWicbeY4laceCfhoCGcMQAvD_BwE

Manchas escuras na pele? Saiba como prevenir e tratar o melasma! Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Disponível em: https://sbdrj.org.br/manchas-escuras-na-pele-saiba-como-prevenir-e-tratar-o-melasma/

Sempre tem uma farmácia
de manipulação perto de você